Ambiente Controlado
Muitos benefícios podem ser obtidos do ar seco ao produzir, secar e armazenar o alimento. Os desumidificadores flexíveis que podem ser personalizados para garantir o clima certo é uma solução aplicada pela INOAR.
Produtos Secos
Ao fabricar e armazenar produtos secos, como sopas em pó e caldos, é importante desumidificar as instalações. Caso contrário, os ingredientes podem se aglomerar durante a mistura ou durante a embalagem. O ar seco assegura a qualidade da produção e permite manter a mesma taxa de produção durante todo o ano.
Torres de pulverização e sistemas de transporte pneumático
O ar pode idealmente ser pré-seco quando secar produtos em torres de pulverização (e também produtos fluidizados). Isso evita variações sazonais na capacidade de produção.
O produto é resfriado antes de ser embalado e a reumidificação do produto é impedida se o ar de resfriamento for seco.
O ar utilizado em sistemas de transporte pneumáticos pode ser seco, a fim de evitar a reumidificação e bloqueios do transportador. Se o ar não for seco, existe o risco de reumidificação do pó seco quando é resfriado.
Armazenamento de queijo para cura
Ao armazenar o queijo para cura, a manutenção de níveis de temperatura e umidade dentro de tolerâncias estreitas é importante para a qualidade e sabor do queijo.
Secagem
Ao secar alimentos, um nível de qualidade mais elevado e mais consistente é alcançado se a secagem ocorrer a níveis de umidade mais baixos. Isso aumenta a qualidade e mantém ainda mais o sabor.
Referências
Arla, Brittish Sugar, Cadbury, Cloetta Fazer, Cykoria S.A., Danisco Sugar, Knorr AG, Kraft General Foods, Malaco Leaf. Mars AG, Milko, Monkhill, Nestlé,Norr-mejerier, Pontefract, Unilever